domingo, 3 de novembro de 2019

Kanban não é nome de japonês, é um método de organização.



Os japoneses da Toyota criaram um modo de produção chamado "Just in Time" - JIT (ué, devia ser em japonês...kkkkk) e o Kanban faz parte dele. Também conhecido como Método de Gestão Visual, serve para aumentar a eficiência na produção e conclusão de tarefas, sendo baseado em referências visuais.

Ele é basicamente formado de post its coloridos organizados em três colunas: a fazer, fazendo e feito. O método Just in Time foi inventado na época em que a fábrica de automóveis Ford era a gigante e começou a apresentar problemas com seu sistema de produção. Os automóveis eram produzidos havendo ou não uma demanda que fizesse o giro do estoque, ou seja, eles produziam sem nem mesmo saber se iam vender tudo.

Com a crise de 1929, a Ford se enrolou e os japoneses espertos como são, observaram que todos os setores precisavam funcionar no mesmo compasso. No sistema Just in Time, os processos de produção não avançam enquanto não existe avanço do processo posterior. Os processos só avançavam quando um carro era vendido.


Essa é a idéia principal do Kanban: ele organiza as várias tarefas classificando-as de acordo com a sua prioridade - se é necessária, urgente ou precisa aguardar por algum acontecimento.

Como é o Kanban?


Ele é dividido basicamente em três sessões originais: a fazer (to do), fazendo (doing) e feito (done). Você pode adicionar mais seções de acordo com o seu uso. Os post its são de cores diferentes e contém uma breve descrição da tarefa a ser realizada, com sua data limite de entrega e o nome da pessoa que vai executar a tarefa.

O método considerado eficiente quando o usuário consegue deixar a sessão "a fazer" e a sessão "fazendo" menores do que a sessão "feito". O Kanban diminui a burocracia e otimiza os processos. Ele pode ser facilmente adaptado para qualquer tipo de processo e utilizado inclusive para suas tarefas de estudo ou da casa.

Vale a dica de acrescentar ao seu kanban uma coluna de Backlog que é digamos assim, uma pilha de tarefas aguardando alguma ação para começarem a ser executadas, como se fosse uma caixa de entrada onde você define quais as tarefas estão propícias para serem executadas.
Que tal você experimentar essa ferramenta bacana?

Até logo!


Fonte: https://blog.egestor.com.br/o-que-e-e-como-funciona-o-metodo-kanban/









Nenhum comentário:

Postar um comentário